O que é Ressonância Magnética?

A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, ou por ressonância nuclear magnética, é um tipo de exame que permite a visualização das estruturas anatômicas, como os ossos e os músculos.

Na Ressonância Magnética não há o uso de radiação, que pode ser prejudicial para certos tipos de pacientes (como grávidas, por exemplo). 

Como é feito o exame?

A máquina de ressonância magnética tem um visual bastante tecnológico e rebuscado. Trata-se de uma maca, onde o paciente fica deitado, que desliza para dentro de um comprido anel circular.

A maca realiza o movimento de entrar e sair do tubo e permite que o médico visualize as diferentes partes do corpo ou a parte específica do corpo que necessita de atenção. O paciente precisa ficar parado por alguns minutos, durante a realização do exame.  O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequados.

A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens detalhadas do corpo. Por isso, os pacientes que fazem o exame precisam remover todos os objetos metálicos que possam possuir, antes de entrar no local de exame.

Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência que são emitidas pela máquina.

 

Para que serve este exame?

A Ressonância Magnética permite a visualização das estruturas anatômicas, como os ossos e músculos, e até mesmo certos processos biológicos, sem precisar realizar procedimentos cirúrgicos ou que sejam mais invasivos.

Oferece uma visualização detalhada do interior do corpo do paciente, inclusive com detalhes de tecidos moles, o que é ideal para o diagnóstico de condições como o sarcoma e tipos variados de câncer.

Quais são os tipos de Ressonância Magnética?

A Ressonância Magnética pode ser realizada em quase todo o corpo e com diferentes motivos.

Certos pacientes podem precisar de uma ressonância magnética na coluna ou de uma ressonância magnética na pelve. Existem ainda a ressonância magnética no joelho e a ressonância magnética no crânio. Dependendo do local do corpo em que o exame vai ser feito, um equipamento chamado “bobina” é colocado em cima do paciente, ampliando o campo magnético e melhorando a qualidade da imagem naquele local.

Outro tipo desse exame é a ressonância magnética com contraste. Nesse tipo de exame, o paciente é injetado com uma substância derivada do elemento químico gadolínio.

O gadolínio, quando exposto ao campo magnético do equipamento de ressonância, fica com uma cor bastante destacada, ajudando a realçar os detalhes de órgãos, estruturas anatômicas e até mesmo lesões, fazendo com que a ressonância magnética seja ainda mais detalhada e funcione como um verdadeiro auxílio no diagnóstico das condições físicas do paciente.

Entre em contato e marque esse exame tão importante, com toda segurança e cuidado que temos aqui na Casa da Esperança.

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

Orientações Importantes

Preparo do Exame

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.