O que é a emissão Otoacústica?

O teste da orelhinha ou exame de emissão otoacústica deve ser realizado no segundo ou terceiro dia de vida do recém-nascido, na maternidade, ou até o terceiro mês, em bebês nascidos fora de um hospital / maternidade, e tem como função avaliar a integridade auditiva em bebês.

Em adultos, o exame de emissão otoacústica pode ser solicitado para pesquisar as condições de funcionamento da orelha interna em paciente com queixas relacionadas à audição, como dor, zumbido, irritação e hipoacusia (perda parcial ou total da audição).

Qualquer suspeita de dificuldade auditiva. Mais especifico por suspeita de alteração coclear (ouvido interno – cóclea). Pessoas que trabalham em ambientes ruidosos e recém-nascidos

Como é feito o exame?

Através de equipamento computadorizado é enviado um som para a cóclea em frequências específicas. A reação é um som de resposta conhecido como emissão otoacústica. Este som é captado por uma pequena sonda colocada no ouvido do paciente.

Para que serve este exame?

  • Avaliar a integridade da cóclea em sons de diferentes frequências (Graves e Agudos);
  • É um exame sensível que pode identificar alterações auditivas de origem tardia;
  • Auxilia no topo diagnostico (local) da lesão auditiva.

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

Orientações Importantes

Preparo do Exame

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.