O que é o Eletroneuromiografia

A eletroneuromiografia (ENMG) é um exame que avalia a presença de lesões que afetam os nervos e músculos, como pode acontecer em doenças como esclerose lateral amiotrófica, neuropatia diabética, síndrome do túnel do carpo ou doença de guillain-barré, por exemplo, sendo importante para ajudar o médico a confirmar o diagnóstico e planejar o melhor tratamento.

Este exame é capaz de registrar a condução de um impulso elétrico em um nervo e avaliar a atividade do músculo durante um determinado movimento e, geralmente, são avaliados os membros inferiores ou superiores, como pernas ou braços.

Como é feito o exame de Eletroneuromiografia?

Aqui na Casa da Esperança, pode ser feito de 2 formar:

Eletroneurografia ou Neurocondução: pequenos sensores são estrategicamente posicionados sobre a pele para avaliar determinados músculos ou trajetos de nervos, e, em seguida, pequenos estímulos elétricos são feitos para produzir atividades nesses nervos e músculos, que são captadas pelo aparelho. Esta etapa pode provocar um desconforto semelhante a pequenas pancadas, mas que são suportáveis;

Eletromiografia: um eletrodo em forma de agulha é inserido na pele até alcançar o músculo, para avaliar diretamente a atividade. Para isso, é pedido para que o paciente realize alguns movimentos enquanto o eletrodo detecta os sinais. Nesta etapa, há uma dor de picada durante a inserção da agulha, e pode haver um desconforto durante o exame, que é tolerável.

Para que serve o exame de Eletroneuromiografia?

A eletroneuromiografia é utilizada para fazer o diagnóstico de determinadas doenças que estejam relacionadas com os impulsos nervosos ou com a atividade elétrica muscular, de forma a planear um tratamento adequado. Em alguns casos, também pode ser útil para avaliar a evolução da doença.

O eletromiograma não é o exame considerado padrão para o diagnóstico de doenças nervosas e musculares, no entanto, o seu resultado é interpretado conforme a história clínica e resultado de exames neurológicos do paciente.

Doenças que o exame detecta:

  •         Polineuropatia
  •         Atrofia muscular 
  •         Hérnia de disco
  •         Síndrome do túnel do carpo.
  •         Paralisia facial;
  •         Esclerose lateral amiotrófica.
  •         Poliomielite;
  •         Alteração da força ou sensibilidade
  •         Doenças musculares

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

Orientações Importantes

Preparo do Exame

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.