É um procedimento que utiliza o processamento computadorizado das frequências das ondas cerebrais obtidas através do eletroencefalograma, proporcionando uma avaliação mais precisa da atividade cerebral, dando uma visão gráfica mais apurada da localização de alterações elétricas através de demonstração e exposição de histograma e mapa de valores. O equipamento que realiza o exame também proporciona animações dinâmicas das imagens cerebrais, facilitando o estudo da função cerebral e do cérebro em ação.
Com o paciente deitado na maca, eletrodos são colocados no couro cabeludo e fixados com pasta condutora que permite aquisição do registro da atividade elétrica pelo software que grava as imagens. Posteriormente, o médico neurologista analisa e emite o laudo.
Durante a realização do exame são realizadas manobras de ativação que podem auxiliar na detecção de anormalidades. As mais comuns são: fotoestimulação intermitente (exposição do paciente a luzes piscantes) e hiperventilação (solicita-se que o paciente inspire e expire o ar rapidamente por repetidas vezes).
O Mapeamento Cerebral auxilia no diagnóstico de doenças focais do cérebro, incluindo entre elas a epilepsia, síncopes (perda de consciência) , TCE (traumatismo cranioencefálico), AVE (acidente vascular encefálico), demências, distúrbios do aprendizado e também a localização precisa de tumores cerebrais.
Entre em contato e marque esse exame tão importante, com toda segurança e cuidado que temos aqui na Casa da Esperança.
I — Preparo:
— É aconselhável a privação de sono pelo maior tempo possível.
— Não há necessidade de interromper as medicações em uso.
— Recomenda-se vir acompanhado no dia do exame.
— Usuários de lentes de contato precisam retirá-las antes do eletroencefalograma (EEG).
Orientação para adultos
— Dormir apenas quatro horas na véspera do exame e sair de casa bem alimentado.
— Os cabelos precisam estar lavados e secos para a realização do EEG, não podendo conter gel, mousse ou laquê.
— Depois da aplicação de tintura nos cabelos, é preciso aguardar um intervalo de 48 horas para realizar o exame.
Orientação para crianças
— Para a realização do exame, a criança deve estar com os cabelos lavados e secos.
— Crianças de 2 a 12 anos devem dormir o mínimo possível na véspera ou no dia do EEG, além de estarem bem alimentadas no momento da avaliação.
— Crianças até 2 anos devem chegar na Casa da Esperança com sono e com fome. Os pais ou responsáveis precisam ter à mão mamadeira, ou alimentos habituais, além dos apetrechos que o bebê utilize para dormir, tais como chupeta, travesseiros, objetos de apego, etc.
— A criança não pode dormir no carro, a caminho da Casa da Esperança.
II — Fases do exame e tempo de duração
— O registro é realizado com o paciente acordado, durante 30 minutos;
— Inclui cinco minutos de hiperventilação e foto estimulação intermitente.
Observações:
A Casa da Esperança foi fundada e é administrada por Diretores Voluntários do Rotary Club de Santo André
(11) 4979-7333
Desenvolvido por
Agencia Linking
Política de Privacidade e Termos de Uso
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.