O que é Fonoaudiológico?

A fonoaudiologia é uma especialidade muito ligada à fala e à voz. Contudo, não trata apenas do desenvolvimento da fala. Essa especialidade avalia as estruturas orofaciais (localizadas na face e na boca, como nariz, lábios e língua), a compreensão e decodificação dos sons e o desenvolvimento da linguagem (tanto oral quanto escrita).

Para que serve?

Atua na promoção, prevenção, avaliação e diagnóstico das funções biológicas e comportamentais que envolvem a comunicação humana.

Como é feito o tratamento fonoaudiológico?

O fonoaudiólogo faz a análise, com base nos sintomas relatados, podendo solicitar exames específicos antes de fechar um diagnóstico. Após fazer o diagnóstico, indica os exercícios adequados ao caso em questão.

O profissional da área de fonoaudiologia também pode auxiliar outros profissionais (pediatras e otorrinolaringologistas, por exemplo), trabalhando de forma conjunta.

Para quem o tratamento é indicado?

O tratamento fonoaudiológico é indicado para adultos e crianças que tenham algum tipo de necessidade especial ou que apresentem dificuldades para se comunicar. Também é recomendado para pessoas que estejam passando por procedimentos ortodônticos, que usam a voz profissionalmente e que manifestam algum problema auditivo.

Idosos que não conseguem engolir os alimentos com facilidade e crianças que demonstram dificuldade de aprendizagem (muitas vezes, trocando letras na fala e na escrita) também podem se beneficiar muito com essa terapia.

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

 

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.