O que é Fisioterapia?

É a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

Para que serve?

O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.

Fundamenta ações em mecanismos terapêuticos sistematizados pelos estudos das ciências morfológicas, fisiológicas, patológicas, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesia, sinergia funcional, cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano. Além das disciplinas comportamentais e sociais.

Como é feita?

O fisioterapeuta inicia um atendimento, realizando um diagnóstico fisioterapêutico do paciente. Ele analisa e interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. Observa também os movimentos do paciente, se tem dificuldade motora ou sente dor.

A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado. O tipo varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada, podendo ser:

Aplicação de massagens;

Exercícios físicos;

Tratamento à base de frio e calor;

Exercícios na água.

Quais são os recursos fisioterapêuticos?

Os procedimentos da fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Para que o fisioterapeuta eleja os procedimentos que serão utilizados, ele terá de proceder à elaboração do diagnóstico Cinesiológico Funcional identificando a abrangência da disfunção, assim como acompanhar a resposta terapêutica aos procedimentos indicados pelo próprio profissional. Eis os mais conhecidos e utilizados recursos fisioterapêuticos:

– Cinesioterapia (terapia pelo movimento): São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos. A reeducação postural é um princípio da cinesioterapia: tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Um dos caminhos é o popularmente conhecido no Brasil como RPG, porém pouco difundido na Europa, aonde se prefere os termos Cadeias musculares de Mezière ou Cadeias diagonais de Busquet (oblíquas, transversas), entre outras.

– Eletroterapia: Recurso que utiliza a eletricidade em inúmeros tratamentos e estimulação, como o TENS e o FES.

– Termoterapia: Terapia que utiliza o calor, ou o frio, como forma de tratar diversas patologias.

– Fototerapia: Utiliza aparelhos geradores de luz em diversos tratamentos.

– Mecanoterapia: Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, potencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.

– Hidroterapia: Cinesioterapia realizada em ambiente aquático.

– Crioterapia: Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e torções musculares.

– Equoterapia (ou Hippoterapia): Trata-se do tratamento com auxílio do cavalo: este influencia o paciente, ao invés do paciente controlá-lo. O paciente é colocado sobre o cavalo e responde ativamente aos seus movimentos, enquanto o terapeuta, com o auxílio do auxiliar guia, determina a direção do percurso, a posição da cabeça e a velocidade do cavalo, assim como analisa as respostas do praticante fazendo os ajustes necessários para cada situação.

Quais são as vantagens da fisioterapia?

– Melhoria de postura

– Diminuição de dores

– Prevenção de possíveis lesões

– Tratamento e prevenção de doenças crônicas

– Auxílio para um treino físico adequado

– Controle da insônia

– Melhoria de doenças respiratórias

– Auxílio na diminuição de problemas urinários

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.