Correção de Pé Torto Congênito

O que é Correção de Pé Torto Congênito?

O pé torto congênito, também conhecido como pé torto congênito equinovaro ou, popularmente, como “pé torto para dentro”, é uma má formação congênita em que o bebê já nasce com um pé virado para dentro, podendo ser vista a alteração em apenas um dos pés ou nos dois.

Como identificar

A identificação do pé torto congênito pode ser feita ainda durante a gestação por meio da realização da ultrassonografia, podendo ser visualizado por esse exame a alteração na posição dos pés. No entanto, a confirmação do pé torto congênito só é possível após o nascimento através da realização de um exame físico, não sendo necessário realizar qualquer outro exame de imagem.

Tratamento para pé torto congênito

O tratamento pode ser feito por meio de manipulações ou cirurgia, sendo esta apenas indicada quando o primeiro método não é eficaz.

O principal método de manipulações para tratamento de pé torto é conhecido como método de Ponseti, que envolve a manipulação das pernas da criança pelo médico ortopedista e a colocação de gesso a cada semana durante cerca de 5 meses para alinhamento correto dos ossos do pé e tendões.

Depois deste período, a criança deve usar botas ortopédicas, para evitar que o pé volte a entortar. Quando o método de Ponseti é realizado corretamente, a criança consegue andar e se desenvolver normalmente.

No entanto, nos casos em que o método de Ponseti não é eficaz, pode ser indicada a realização de cirurgia, que deve ser feita antes da criança completar 1 ano. Nessa cirurgia, os pés são colocados na posição correta e é realizado o alongamento do tendão de Aquiles, chamada de tenotomia.

Além disso, a fisioterapia para pé torto congênito pode ajudar, melhorando a posição correta dos pés e fortalecendo os músculos das pernas e dos pés da criança.

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.