O que é Pneumologia?

A respiração, as traqueias, os brônquios, os bronquíolos, a pleura e os pulmões são o objeto de estudo da pneumologia. Esse ramo da Medicina busca realizar avaliações, diagnosticar e tratar de condições que possam afetar essa área do corpo humano, causando problemas respiratórios.

A pneumologia também pode se dedicar ao estudo do mediastino, uma região do corpo humano que está localizada entre os pulmões.

Geralmente, os médicos especializados em pneumologia tratam de condições como a asma, a bronquite, a pneumonia, o enfisema pulmonar, a apneia do sono, a fibrose cística, a tuberculose, a embolia e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

A especialidade médica da pneumologia é utilizada por aqueles que têm sintomas diversos relacionados à respiração, como, por exemplo, falta de ar, fadiga constante, tosse prolongada, rouquidão, infecções respiratórias frequentes, ronco alto durante a noite, chiados no pulmão, respiração que se assemelha a um assobio e dificuldade para dormir. Caso o paciente apresente hemoptise, que é quando a pessoa tosse em um lenço e elimina sangue, é preciso procurar um médico com urgência.

Para os tabagistas e fumantes, é altamente recomendável uma consulta com um médico pneumologista, que pode indicar opções para ajudá-lo a parar de fumar e a recuperar a saúde de seu pulmão e coração.

Nos centros de pneumologia, é comum encontrarmos médicos especializados na pneumologia pediátrica, focada no atendimento de bebês, crianças e adolescentes com problemas nas vias aéreas que acabam por afetar a respiração. Nesse ramo, os médicos podem tratar de problemas tradicionais, como a asma, a gripe, a pneumonia e a bronquite, até condições respiratórias que são causadas por alergias diversas.

O diagnóstico médico da especialidade de pneumologia é feito por meio do auxílio de exames diversos, como radiografias e tomografias, a ergoespirometria, que avalia o sistema respiratório e cardiovascular, a gasometria arterial, que mede a quantidade de oxigênio no sangue e a oximetria de pulso, que verifica como o oxigênio passa dos pulmões ao sangue no corpo de cada indivíduo.

 

São as principais patologias da especialidade:

– Pneumonia;
– Bronquite;
– Enfisema pulmonar;
– Tuberculose;
– Apneia do sono;
– Tabagismo;
– Entre outros.

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.