O que é Impedanciometria?

Impedanciometria é um exame usado no diagnóstico de problemas da audição. O procedimento é rápido e indolor, e não tem contraindicações, podendo ser realizado sozinho ou em conjunto com outros métodos diagnósticos.

A impedanciometria é composta por dois procedimentos: timpanometria, que avalia as estruturas da orelha média e tuba auditiva, ligando a orelha à faringe e medida de reflexo acústico, que avalia a resposta do indivíduo ao estímulo sonoro.

Como é feito o exame?

O paciente será direcionado para uma sala de teste onde é colocada uma pequena sonda em um dos canais auditivos e um fone no outro. A sonda é ligada ao imitanciômetro, aparelho que capta os movimentos da membrana timpânica e a intensidade de reflexo acústico. 

Ao iniciar o teste, o paciente pode sentir uma leve pressão no ouvido e escutar alguns sons. Ao fim, o paciente está liberado para ir embora e aguardar o resultado do procedimento.

Para que serve este exame?

O Exame Impedanciometria serve para avaliar a membrana timpânica e os ossículos do ouvido médio, podendo identificar e/ou avaliar infecções, disfunção tubária e reflexos auditivos. 

É também um exame de rotina para cirurgia no ouvido e usado para confirmar resultados de audiometria. 

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

Orientações Importantes

Preparo do Exame

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.