É um exame que avalia se um nódulo presente na tireoide é benigno ou maligno, ajudando o médico a iniciar o tratamento mais adequado.
A PAAF de tireoide é normalmente realizada durante ou após a realização de ultrassonografia da tireoide, em que a glândula é observada como um todo e é possível identificar alterações.
A PAAF é um procedimento simples que consiste na inserção de uma agulha fina no local em que é identificado o nódulo da tireoide, para que seja retirado pequenos pedaços do tecido que compõem o nódulo para que possa ser analisado no laboratório. Durante este procedimento, a parte líquida também pode ser retirada para ser analisada e para diminuir o tamanho do nódulo.
A PAAF dói um pouco mas a dor é suportável, e a pessoa sai do exame apenas com um band-aid cobrindo o local da punção. Não é possível realizar este exame sob anestesia, porque a única anestesia que seria eficaz, é a anestesia geral, cujos riscos não justificam sua aplicação durante a realização deste exame.
A PAAF serve para diferenciar os nódulos benignos dos malignos que podem estar presentes na tireoide. Isso é possível através da análise da amostra da tireoide recolhida por meio da agulha fina.
A realização da PAAF da tireoide é indicada quando o exame de ultrassom mostra:
Quando existe mais de um nódulo na tireoide, todos eles devem ser examinados, retirando-se partes sólidas e líquidas de todos para que sejam analisados laboratorialmente.
Entre em contato e marque esse exame tão importante, com toda segurança e cuidado que temos aqui na Casa da Esperança.
Critério de realização
— O procedimento é realizado somente com pedido médico.
— Pacientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, por se tratar de um exame invasivo.
— Devem ser apresentados resultados anteriores de exames da tireoide, se houver.
Preparo:
— De 7 a 10 dias antes da punção, o paciente deve suspender o uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), e de medicações anticoagulantes (Marevan®, Coumadin®, Xarelto®, Heparina, Varfarina Sódica, etc.) com o consentimento do médico assistente.
Observações:
A Casa da Esperança foi fundada e é administrada por Diretores Voluntários do Rotary Club de Santo André
(11) 4979-7333
Desenvolvido por
Agencia Linking
Política de Privacidade e Termos de Uso
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.