O que é a Colonoscopia?

A colonoscopia consiste em um exame endoscópico que tem o objetivo de avaliar o intestino grosso e o fim do intestino delgado

Como é feito o exame?

É realizada sob sedação, através de uma sonda flexível com uma microcâmera, introduzida por via retal, permitindo a realização, se necessário, de procedimentos, tais como biópsias e remoção de pólipos e lesões. A colonoscopia tem papel fundamental na prevenção do câncer colorretal.

A avaliação costuma durar entre 20 a 60 minutos e, depois do exame, o paciente deve ficar em recuperação por cerca de 2 horas antes de voltar para casa.

Para que serve este exame?

Algumas das principais indicações da colonoscopia incluem:

  • Pesquisar pólipos, pequenos tumores, ou sinais sugestivos de câncer do cólon;
  • Identificar causas de sangramento nas fezes;
  • Avaliar uma diarreia persistente ou outras alterações do hábito intestinal de origem desconhecida;
  • Diagnosticar doenças do cólon como diverticulose, tuberculose intestinal, retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, por exemplo;
  • Investigar causas de anemia de origem desconhecida;
  • Realizar uma avaliação mais detalhada quando são encontradas alterações em outros exames como pesquisa de sangue oculto nas fezes ou imagens duvidosas no enema opaco, por exemplo.

Durante o exame de colonoscopia é possível realizar procedimentos como a coleta de biópsia ou mesmo a retirada de pólipos. Além disso, o exame pode ser indicado como um método terapêutico, já que também permite a cauterização de vasos sanguíneos que podem estar sangrando ou até uma descompressão de volvo intestinal.

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

Orientações Importantes

Preparo do Exame

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.