A colonoscopia consiste em um exame endoscópico que tem o objetivo de avaliar o intestino grosso e o fim do intestino delgado
É realizada sob sedação, através de uma sonda flexível com uma microcâmera, introduzida por via retal, permitindo a realização, se necessário, de procedimentos, tais como biópsias e remoção de pólipos e lesões. A colonoscopia tem papel fundamental na prevenção do câncer colorretal.
A avaliação costuma durar entre 20 a 60 minutos e, depois do exame, o paciente deve ficar em recuperação por cerca de 2 horas antes de voltar para casa.
Algumas das principais indicações da colonoscopia incluem:
Durante o exame de colonoscopia é possível realizar procedimentos como a coleta de biópsia ou mesmo a retirada de pólipos. Além disso, o exame pode ser indicado como um método terapêutico, já que também permite a cauterização de vasos sanguíneos que podem estar sangrando ou até uma descompressão de volvo intestinal.
É necessário que o cólon esteja completamente limpo, ou seja, sem qualquer resíduo de fezes ou alimentos e, para isto, deve ser realizado um preparo especial para o exame.
Idealmente, o preparo é iniciado pelo menos 2 dias antes do exame, quando o paciente pode passar a ter uma dieta de fácil digestão, a base de pão, arroz e massas brancas, líquidos, sucos sem polpa da fruta, carne, peixe e ovos cozidos, e iogurte sem frutas ou pedaços, devendo-se evitar leite, frutas, frutos secos, verduras, legumes e cereais.
Nas 24 horas que antecedem o exame, está indicada uma dieta líquida, para que não sejam produzidos resíduos no intestino grosso. Também é recomendado usar laxativos, beber uma solução a base de Manitol, um tipo de açúcar que ajuda na limpeza do intestino, ou, até, fazer uma lavagem intestinal, o que é feito conforme a orientação do médico.
Além disso, alguns dos medicamentos utilizados podem precisar ser suspensos antes do exame, como AAS, anticoagulantes, Metformina ou insulina, por exemplo, conforme a recomendação do médico. Também é necessário ir acompanhado ao exame, pois a sedação poderá deixar a pessoa sonolenta, não sendo indicado dirigir ou trabalhar após o exame.
Observações:
A Casa da Esperança foi fundada e é administrada por Diretores Voluntários do Rotary Club de Santo André
(11) 4979-7333
Desenvolvido por
Agencia Linking
Política de Privacidade e Termos de Uso
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.