A angiorressonância magnética, também chamada de angiografia por ressonância magnética, é um exame que estuda artérias e veias de forma não invasiva, onde as estruturas do sistema vascular são avaliadas através da emissão de ondas magnéticas.
No caso da Angiorressonância Magnética Venosa de Crânio (Vasos Cerebrais, Intracranianos), o objetivo é estudar as pequenas veias que colaboram com o suprimento de sangue ao cérebro.
Com a Angiorressonância Magnética Venosa de Crânio (Vasos Cerebrais, Intracranianos), observa-se o fluxo sanguíneo nestas veias, entendendo a perfusão (distribuição do sangue no cérebro).
Permite diagnosticar os aneurismas (fragilidade da parede dos vasos cerebrais, consequentemente, dilatados). Muitas vezes, os aneurismas são pequenos e detectados somente com Angiorressonância Magnética Venosa de Crânio (Vasos Cerebrais, Intracranianos).
Na angiorressonância magnética, o paciente deita em maca, que desliza para dentro de um aparelho circular, a máquina de ressonância magnética.
Esse aparelho é composto por um imã gigante que capta imagens do corpo. O exame não é recomendado para portadores de marca-passo, implantes auditivos ou fragmentos metálicos.
Com a angiorressonância magnética é possível diagnosticar condições relacionadas ao sistema vascular, bem como perceber estenose, estreitamento de vaso sanguíneo que dificulta a passagem de sangue. Também é possível detectar oclusões, entupimento completo, além de aneurismas, anomalias anatômicas, malformações e complicações vasculares que podem acontecer após cirurgias de grande porte.
No exame de angiorressonância magnética, o paciente deita em uma maca, que desliza para dentro de um aparelho circular, a máquina de ressonância magnética. Esse aparelho é composto por um imã gigante que capta imagens do corpo. O exame não é recomendado para portadores de marca-passo, implantes auditivos ou fragmentos metálicos.
II — Critérios de realização
— Este exame é realizado somente com solicitação médica.
— Pode ser realizado com anestesia. Sendo obrigatória para menores de 5 anos ou pessoas de qualquer idade que possuam dificuldades em colaborar (menores de 1 ano, não realizamos).
— Este exame NÃO é realizado em cliente portador de neuroestimulador.
— A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de ressonância magnética. Fator importante para clientes com peso superior a 120 kg.
Recomendações importantes:
— Comparecer à Unidade sem joias, brincos e pulseiras. A retirada de piercings, se houver, será necessária.
— Estar sem maquiagens
— Estar com cabelos secos, sem uso de gel ou cremes
— Não usar óleos corporais, filtro solar, cremes analgésicos
— Pacientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade do exame, não apresenta risco para o cliente.
— Menores de 16 anos, indivíduos com declínio cognitivo ou que necessitem de cuidados especiais contínuos não poderão permanecer sem acompanhante responsável na unidade (sala de espera, sala de exames, salas de coleta).
— Pacientes menores de 18 anos:
Devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.
— Pacientes acima de 70 anos:
Necessário apresentar resultado de Creatinina realizado nos últimos 60 dias. O resultado atual de Creatinina também é necessário para clientes que apresentam os seguintes quadros:
— Doença renal aguda ou crônica
— Realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias
— Diabéticos
— Hipertensão ou gota
— Pacientes alérgicos a contraste
— Mulheres em período de amamentação
Não recomendamos a interrupção. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Casa da Esperança para mais informações.
— Tatuagem/ Maquiagem definitiva e micropigmentações
Não é recomendado que indivíduos com tatuagens recentes, maquiagem definitiva ou micropigmentações, feitas nos últimos 30 dias, sejam submetidos à ressonância magnética.
Cílios postiços removíveis podem ter partes metálicas e ferromagnéticas (ou mesmo ímãs). Estes deverão ser removidos um dia antes para realizar qualquer ressonância magnética. Caso a remoção não seja possível, a condição da realização do exame será avaliada na unidade.
— O paciente deve apresentar exames anteriores, se houver.
III – Contraindicações
— Marca-passo cardíaco
— Clipes de aneurisma
— Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra oculares para catarata)
— Implantes otológicos cocleares
— Implantes neuroestimuladores
— Fixadores ortopédicos externos
— Sensor de glicemia subcutânea
— Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar
— Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas)
— Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos)
— Derivação ventriculoperitoneal
— Dispositivo intrauterino (DIU)
— “Stents” intravasculares (como “stent” coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.
Pacientes que possuam dispositivos/implantes metálicos ou eletrônicos devem apresentar documento que comprove a compatibilidade com o ambiente de Ressonância Magnética.
Serão aceitos:
— relatório médico;
— carta de autorização médica;
— cartão de identificação do dispositivo implantado
A ausência pode acarretar impedimento para realização do exame.
Observações:
A Casa da Esperança foi fundada e é administrada por Diretores Voluntários do Rotary Club de Santo André
(11) 4979-7333
Desenvolvido por
Agencia Linking
Política de Privacidade e Termos de Uso
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.