Impedancio PHMetria Esofágica

O que é o Impedancio PHMetria Esofágica?

A impedâncio-pH-metria é uma das duas modalidades oferecidas pela Casa da Esperança, para a monitoração prolongada do refluxo gastroesofágico. Consiste na introdução de um eletrodo com calibre de 2 milímetros, por via nasal, no esôfago e na fixação de um eletrodo de referência no tórax. – Diferentemente da pHmetria, que só avalia o refluxo ácido, a impedâncio-pHmetria avalia todas as modalidades de refluxo: ácido, não-ácido, liquido e gasoso.

Como é feito o exame de Impedancio PHMetria Esofágica?

Neste exame, uma sonda de 2 milímetros de diâmetro é introduzida pela narina, sendo posicionada no esôfago, e outro eletrodo permanece fixado à pele do tórax com fita adesiva. A monitorização dura de 18 a 24 horas, período no qual são registrados os episódios de refluxo ácido e fracamente ácido em gravador portátil. É necessário retornar ao Hospital no dia seguinte para retirar o aparelho.

A introdução do cateter de impedâncio-pH-metria esofágica é geralmente incômoda, porém é rápida. Não é necessária a sedação. Após a fixação da sonda, o paciente deverá permanecer com o cateter por 24 horas. Durante esse período, é recomendado que o paciente mantenha a rotina o mais próximo possível da normalidade. Será solicitado ao paciente que registre os horários das refeições e os sintomas.

Para que serve este exame?

O exame permite a identificação dos episódios de refluxos independentes do pH. Além de auxiliar na identificação do tipo de material refluído: líquido, gasoso ou misto, e a altura dos episódios de refluxo: proximal, médio ou distal.

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

Orientações Importantes

Preparo do Exame

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.