O que é Otoneurológico?

O exame otoneurológico é chamado, na verdade, de eletro-oculografia (EOG). 

Trata-se de um conjunto de testes que são feitos para testar a função do labirinto, um pequeno órgão do corpo localizado no interior do ouvido, cuja função é ajudar o corpo a se posicionar em relação a um determinado ambiente e controlar o seu equilíbrio físico.

No exame otoneurológico, são combinados os testes comumente feitos no ouvido, como a audiometria, com a avaliação justamente do vestíbulo, local onde se encontra o labirinto.

Como é feito o exame?

O exame otoneurológico é feito com eletrodos que são colocados na região dos olhos e da testa, que avaliam, por exemplo, o movimento que eles fazem. Esses mesmos eletrodos acompanham o movimento dos olhos do paciente ao fazer certos movimentos, como virar a cabeça para os lados, por exemplo.

Para completar o exame otoneurológico, é inserido um leve fluxo de ar quente e frio no ouvido do paciente, que ajuda a avaliar a função do labirinto.

Para que serve este exame?

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

Orientações Importantes

Preparo do Exame

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.