A biópsia de próstata é o único exame capaz de confirmar a presença de câncer na próstata e envolve a remoção de pequenos pedaços da glândula para serem analisados no laboratório, de modo a identificar a presença, ou não, de células malignas.
Quando é recomendado fazer a biópsia.
Geralmente, este exame é aconselhado pelo urologista quando existe suspeita de câncer, especialmente quando o valor de PSA está elevado, quando são encontradas alterações na próstata durante o toque retal, ou quando é realizada uma ressonância da próstata com achados suspeitos.
A biópsia de próstata está indicada nos seguintes casos:
Na maior parte dos casos, o câncer de próstata, quando presente, é identificado logo após a primeira biópsia, porém o exame pode ser repetido quando o médico não fica satisfeito com o resultado da 1ª biópsia, especialmente se houver:
A segunda biópsia deve ser feita apenas depois de 6 semanas da primeira. Caso sejam necessárias uma 3ª ou 4ª biópsia é aconselhado esperar, pelo menos, 8 semanas.
A biópsia é feita com o homem deitado de lado, com as pernas dobradas, devidamente sedado. A seguir o médico faz uma breve avaliação da próstata realizando o toque retal, e depois dessa avaliação, o médico introduz um aparelho de ultrassom no ânus, que guia uma agulha até um local perto da próstata.
Essa agulha faz pequenas perfurações no intestino para chegar até à próstata e recolhe vários pedaços de tecido da glândula, e das regiões ao seu redor, que serão analisados em laboratório, em busca de células que possam indicar a presença de câncer.
A biópsia de próstata é o único exame capaz de confirmar a presença de câncer na próstata e envolve a remoção de pequenos pedaços da glândula para que sejam analisados no laboratório, a fim de identificar a presença, ou não, de células malignas.
A biópsia de próstata não dói, mas pode ser desconfortável e, por esse motivo, é normalmente realizada sob anestesia local ou leve sedação.
Após o exame, também é possível que o homem sinta alguma queimação na região, mas que passa em poucas horas.
Observações:
A Casa da Esperança foi fundada e é administrada por Diretores Voluntários do Rotary Club de Santo André
(11) 4979-7333
Desenvolvido por
Agencia Linking
Política de Privacidade e Termos de Uso
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.