TRATAMENTOS • HIDROTERAPIA

Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit Lorem psum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

O TRATAMENTO PELA ÁGUA

Já vai longe a utilização da água com propostas curativas. Os mais antigos registros datam da época da Grécia antiga, quando os gregos descobriram o poder da água quente e fria para tratar de várias doenças. Hoje, a hidroterapia é uma atividade terapêutica reconhecida mundialmente por tratar de inúmeros males por meio de técnicas de reabilitação associadas às propriedades físicas da água que, além de diminuir a dor, o espasmo muscular e a rigidez, ativam o sistema imunológico, fazendo com que o indivíduo consiga movimentar-se com maior facilidade e tenha menos impacto nas articulações e menor risco de lesão.

Indicada para todas as faixas etárias, a terapia é um tratamento à base de exercícios realizados em piscina de água aquecida, orientados exclusivamente por profissionais de fisioterapia, que definem os exercícios de acordo com a doença de cada paciente. É importante não confundir com hidroginástica, que é realizada em academia, orientada por um educador físico e onde todos fazem os mesmos exercícios, na mesma seqüência. Na reabilitação aquática, os exercícios são orientados sempre por diferencial que ele está sempre dentro da piscina acompanhando o paciente.

A hidroterapia é indicada por médicos e, algumas vezes, pelos próprios fisioterapeutas da Casa. Muitas vezes, o paciente não consegue fazer os exercícios em solo. Nestes casos a indicação é a água, porque ela provoca um relaxamento muscular, facilitando o movimento. Em geral, são indicadas de uma a duas sessões por semana, com duração de 30 minutos cada.

Na instituição, o atendimento é voltado para pacientes com doenças ortopédicas e neurológicas, sempre após avaliação realizada pelo fisioterapeuta responsável pelo paciente. A terapia é realizada em piscina exclusiva, coberta e aquecida, com aproximadamente 1,20m de profundidade e que conta com quatro turbilhões. Há também um guindaste apropriado para facilitar, na piscina, o acesso de entrada e saída do paciente que possui maior grau de dificuldade com diversos acessórios de piscina. É agradável, relaxante e o paciente sai sempre melhor da piscina.

A Casa da Esperança de Santo André adota alguns cuidados para garantir a segurança nos tratamentos em piscina. O primeiro é a necessidade de todos os pacientes apresentarem, a cada três meses, um atestado dermatológico para assegurar a boa qualidade da água. O segundo é a apresentação anual de um atestado de avaliação cardiológica, solicitado para pacientes acima dos 35 anos de idade.

Outro cuidado é com a água da piscina. Além da constante higienização local, a temperatura é mantida em 34 graus e a água é tratada três vezes ao dia. Os parâmetros do PH e do cloro são verificados diariamente e, a análise da qualidade da água, mensalmente.