TRATAMENTOS • CORREÇÃO DO PÉ TORTO CONGÊNITO

Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit Lorem psum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

PÉ TORTO CONGÊNITO TEM TRATAMENTO

O pé torto congênito é uma alteração do desenvolvimento fetal, que ocorre no segundo trimestre de gestação e provoca um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos, que podem nascer com um ou com dois pezinhos virados para dentro. O mal afeta um em cada 750 bebês, acometendo duas vezes mais meninos que meninas. As causas não estão bem esclarecidas, mas acredita-se que sejam multifatoriais. Entretanto, o que importa é que o método Ponseti pode proporcionar a cura total.

Esse método foi criado pelo Dr.Inácio Ponseti, na década de 40, mas foi a partir dos anos 2000 que conquistou o mundo, através das publicações do Dr.José Morcuende, tornando-se padrão ouro. A técnica é humanizada e a criança não sente dor. Sem ser preciso recorrer ao hospital,anestesia geral e cirurgia aberta, corrigimos a deformidade por meio de manipulações especificas, precisas e suaves nos pés, além de aproximadamente cinco trocas de gesso e uma pequena cirurgia ambulatorial, realizada com anestesia local na própria Casa da Esperança. A manutenção do tratamento é feita com uso de uma órtese especifica (bota) e acompanhamento ambulatorial até os quatro anos de idade.

Com o tratamento, os pés ficam corrigidos, flexíveis, indolores e sem aquela fibrose cicatricial comum em cirurgias grandes, que deixam os pés rígidos e pouco funcionais. Os melhores resultados são obtidos quando o tratamento é iniciado até um ano de idade.

Depois dessa idade, os benefícios são mais trabalhosos de serem atingidos, mas ainda assim o tratamento pode ser realizado em qualquer idade.