O que é Dermatologia?

A dermatologia é a especialidade médica responsável por cuidar do maior órgão do corpo humano – a pele.

A pele é formada pelas seguintes estruturas: a epiderme, camada externa que fica em contato com o ar, e a derme, a camada mais profunda. Um médico dermatologista realiza diagnóstico e trata condições diversas que possam afetar as condições dessa parte do corpo humano e em outras áreas adjacentes como cabelos, unhas, pele e mucosas (que podem incluir gengiva, língua, boca, lábios e área genital).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem mais de 3 mil condições médicas e doenças que podem afetar essas partes do corpo humano.

Ainda de acordo com a associação, as doenças mais comuns tratadas por um médico dermatologista são a acne, as alergias, o vitiligo, e psoríase, a queda de cabelo, a hanseníase, as micoses diversas, o melasma e o câncer da pele.

Aqui na Casa da Esperança orientamos o paciente em relação à prevenção de condições que podem afetar a pele, como as orientações que são dadas acerca do uso de protetor solar como forma de prevenir o câncer de pele.

Um médico dermatologista pode ser consultado para tratar de problemas estéticos, como os que advém das espinhas e manchas que podem ocasionalmente aparecer no rosto. 

Quando as condições da pele afetam adolescentes, crianças e bebês, um médico da especialidade da dermatologia pediátrica pode ser consultado. Eles realizam o tratamento de condições simples, como a pediculose (piolho) e a escabiose (sarna), até doenças como dermatite seborreica, que pode se apresentar como caspa, e a dermatite atópica, que faz com que a pele da criança tenha uma grande sensibilidade a substâncias como cloro de piscina, poeira e fumaça de cigarro, sendo que se a criança entrar em contato com elas, pode passar pela formação de manchas e machucados que podem coçar muito.

Para tratar das alergias especificamente, o ramo a ser utilizado é o da alergo dermatologia, especialidade que serve como uma junção da dermatologia com a alergologia, tratando especificamente das condições alérgicas da pele. Muitas vezes, para determinar as alergias, os médicos dessa vertente fazem uso de testes como o prick test, que pode verificar se o paciente tem alergia a materiais como poeira, pólen, látex e fungos.

O médico dermatologista também tem uma importante atuação quando o assunto são as doenças sexualmente transmissíveis, as doenças venéreas. Trabalhando em conjunto com outras especialidades médicas, como a urologia e a ginecologia, o dermatologista também pode atuar nesse campo.

Prevenção

O dermatologista tem um papel importante na orientação do paciente em relação à prevenção de problemas que podem afetar a pele, como as orientações que são dadas acerca do uso de protetor solar como forma de prevenir o câncer, ou produtos específicos para uso diário de acordo com seu tipo de pele, e muito mais.

Não possui convênio? Confira nossa tabela especial para você! Entre em contato através do whatsapp.

Política de Privacidade e Termos de Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.