EXAMES • VÍDEO ESTROBOLARINGOSCOPIA

Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit Lorem psum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

INVESTIGAÇÃO DE ALTERAÇÕES VOCAIS

Dentre os exames de otorrinolaringologia que a Casa da Esperança disponibiliza aos seus pacientes, encontra-se a Vídeo Estrobolaringoscopia, solicitada quando há necessidade de uma avaliação mais precisa das pregas vocais.

Segundo o Dr. Claudio Bretas, Otorrinolaringologista da Casa da Esperança, o exame é indicado na investigação da pregas (ou cordas) vocais quando há prejuízo do movimento ondulatório da mucosa de revestimento, para análise de fendas vocais e de transtornos da fonação e da voz. O exame é também solicitado na diferenciação de pequenas lesões da cobertura mucosa vocal, conhecidas por alterações estruturais mínimas (vasculodisgenesia, cisto vocal, bolsa, sulco-bolsa, ponte de mucosa, etc) que a Vídeo Faringolaringoscopia não consegue esclarecer; na análise de paresias vocais de várias origens (como: tumores de cérebro, laringe, esôfago, mediastino, glândula tireóide e mama esquerda) e em outras causas, visando determinar e acompanhar a recuperação da mobilidade vocal e da fonação.

Minimamente invasiva, demora em média 10 minutos. Por meio de um sensor, o exame capta a frequência fundamental da vibração das pregas vocais e as envia a um processador que fornece uma iluminação pulsátil (semelhante a um estroboscópio de pista de dança) que permite uma melhor visualização do movimento ondulatório da mucosa das cordas vocais, em câmera lenta, possibilitando um diagnóstico mais preciso e assim um tratamento mais adequado.

Na região do ABC, a Casa da Esperança é um dos poucos locais que realiza o exame, que requer jejum completo de duas horas. O resultado é entregue na hora com laudo e fotos.