EXAMES • ENDOSCOPIA DIGESTIVA

Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit Lorem psum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

UM EXAME RÁPIDO E SEGURO

A Endoscopia Digestiva Alta é um exame realizado com o auxílio de um endoscópio (tubo flexível composto por um sistema de fibras ópticas, micro câmera e fonte de luz) permitindo um diagnóstico preciso e detalhado das eventuais alterações ou lesões da porção interna dos órgãos do trato digestivo superior, composto pelo esôfago, estômago e do duodeno, porção inicial do intestino delgado, como gastrite, esofagite, refluxo gastro- esofágico, úlceras pépticas, pólipos e tumores.

Além da utilização como método diagnóstico a endoscopia também é um procedimento que pode ser utilizado em caráter terapêutico, permitindo a retirada de corpos estranhos, controle de sangramentos, retirada de pólipos, entre outros. É necessário o acompanhamento de um adulto responsável que deve permanecer na clinica durante todo o tempo do procedimento.

O exame em ambiente ambulatorial, ou seja, fora do hospital, se propõe a pacientes em boas condições de saúde, pacientes com doenças crônicas descompensadas devem ser encaminhados para exame em ambiente hospitalar.

PREPARO:

Para uma adequada avaliação da mucosa do trato digestivo o paciente deve permanecer 8 horas em jejum absoluto, inclusive para líquidos, sendo que o jantar da véspera do exame deve ser uma dieta leve, sem alimentos gordurosos, e no máximo até as 20 h. Caso seja um paciente usuário de medicamentos diários, como anti hipertensivos por exemplo, os mesmos poderão ser ingeridos desde que com a menor quantidade possível de água. Nos casos de pacientes diabéticos a medicação hipoglicemiante ou a insulina não deverá ser usada antes do exame, evitando assim a ocorrência de um episódio de hipoglicemia secundário ao jejum prolongado.

EXAME: O exame dura cerca de 10 a 15 minutos e é feito preferencialmente sob sedação. A recuperação é rápida, sendo necessário repouso na clínica entre 20 e 30 minutos após o exame.

Para uma adequada visualização da mucosa é administrado gotas de Dimeticona, afim de retirar as bolhas de ar e resíduos de muco da mesma. Medicação sedativa é administrada para que o exame seja realizado de maneira confortável e tranquila.

A REALIZAÇÃO DE BIÓPSIA É SEMPRE NECESSÁRIA? Não. A biópsia pode ser realizada para pesquisa de uma bactéria chamada Helycobacter Pylori através de um teste chamado urease, ou quando o médico endoscopista achar necessário para complementar a investigação de alguma lesão encontrada, através de exame anátomo patológico.

PÓS-EXAME:

Ficará em repouso na clínica em média por 30 minutos e será liberado para domicílio sempre acompanhado pelo responsável.

Poderá ficar sonolento por algumas horas após o exame, portanto deve permanecer em repouso domiciliar, não podendo dirigir veículos automotores, motocicletas, ou fazer qualquer atividade de risco e ou que exija atenção. Portanto se necessário ser oferecido atestado médico.