EXAMES • DENSITOMETRIA ÓSSEA

Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit Lorem psum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

SIMPLES, RÁPIDO, INDOLOR E NÃO INVASIVO

Assim é o exame de imagem mais difundido para diagnóstico da osteoporose. Os ossos indicados para realização do exame são: o colo do fêmur, da coluna lombar e, quando necessário, do punho, por serem os mais afetados pela osteoporose.

O exame é muito importante porque mede a densidade dos ossos que, apesar de parecerem fortes, são porosos, semelhantes a uma esponja. Com o passar dos anos e devido a um constante processo de renovação do organismo, eles vão ficando cada vez mais porosos e fracos, como se os buracos de uma esponja se tornassem maiores e mais numerosos,tornando-se mais suscetíveis a fraturas. Para prevenir, é fundamental detectar precocemente o problema e tratar.

Quem deve fazer:

Mulheres que estão próximas ou já entraram na menopausa; pessoas com histórico familiar da doença; com vida sedentária; com baixa ingestão de cálcio ou vitamina D; que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas em excesso; que utilizam medicamentos como:anticonvulsivantes, hormônios tireoidianos e corticosteroides, entre outros. O exame deve ser solicitado pelo médico que também irá determinar, conforme cada caso, a frequência que o mesmo deverá ser realizado para a prevenção e/ou tratamento.