EXAMES • COLONOSCOPIA

Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit Lorem psum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

PAPEL FUNDAMENTAL NA PREVENÇÃO DO CÂNCER COLORRETAL

A colonoscopia consiste em um exame endoscópico que tem o objetivo de avaliar o intestino grosso e o fim do intestino delgado. É realizada sob sedação, através de um tubo flexível com uma microcâmera, introduzida por via retal, e percorre todos os segmentos do intestino até a porção final do intestino delgado, o íleo terminal. Se necessário podem ser realizados procedimentos como biópsias e remoção de pólipos e lesões.

A colonoscopia tem papel fundamental na prevenção do câncer colorretal.

Para obter resultado satisfatório do exame é necessário um preparo intestinal rigoroso, portanto o agendamento deve ser feito pessoalmente para orientação do preparo que será realizado no domicílio.

O preparo consiste basicamente numa dieta sem fibras nos dois dias que antecedem o exame, assim como a ingestão de medicamento laxativos que vão promover uma diarreia importante afim de deixar o intestino livre de qualquer resíduo fecal promovendo assim a adequada avaliação mucosa durante o exame.

É administrado medicação sedativa afim de promover um conforto adequado durante o exame, portanto é necessário a presença de um acompanhante adulto capaz, que deve permanecer na clínica durante todo o período do exame.

No dia do exame não poderá dirigir veículos e ou motocicletas, devendo permanecer em domicílio em repouso até cessar todo o efeito da medicação sedativa e alimentar-se de dieta leve após o exame.

O tempo de duração do exame é em média 30 minutos.

Adultos com doenças graves descompensadas e com dificuldades de realização do preparo devem realizar o mesmo em ambiente hospitalar.