ESPECIALIDADES • PROCTOLOGIA

Proctologia na Casa da Esperança. Diagnósticos rápidos e precisos com segurança para você e seu médico.

VOCÊ JÁ FOI AO PROCTOLOGISTA?

Levante a mão quem nunca teve vez ou outra, dificuldade para evacuar. O problema – antigo e comum a ambos os sexos – precisa de tratamento médico quando passa a ser constante, gerando desconforto, mal-estar, dor e até eventual sangramento. “O brasileiro tem um pudor muito grande com a região do reto, o que o impede de procurar um profissional. Alguns até assumem o problema, mas não procuram ajuda médica”.

Setenta por cento da população após os 40 anos de idade pode vir a sofrer da doença hemorroidária, um mal benigno que não evolui para o câncer, mas que nem por isso deixa de maltratar muito, comprometendo o dia-a-dia e a qualidade de vida.

TRATAMENTO

Os indivíduos que apresentam intestino “preso” fazem muita força para evacuar e produzem fezes secas e de grosso calibre são os mais propensos a sofrer da doença que, em geral, se manifesta em quem consome poucas fibras e bebe pouco líquido.

O tratamento, na fase inicial, é clínico, com medidas higiênico-dietéticas e poucos medicamentos. Somente quando o problema se encontra em fase adiantada, a cirurgia é indicada, com êxito absoluto. Além dela, existem outros procedimentos que revertem o mal, embora nem todos os pacientes possam se beneficiar. O segredo está em procurar ajuda médica o mais cedo possível.

MUDANÇA DE HÁBITO

A doença hemorroidária se manifesta mais em indivíduos que permanecem sentados por longos períodos. Para reverter o quadro, fazendo o organismo produzir fezes de consistência macia e evacuação confortável, é preciso ingerir diariamente 2 a 3 litros de água diariamente, além de vegetais, legumes, frutas, sementes e grãos em grande quantidade. “Quem consome muita carne, com certeza tem um intestino ressecado, uma vez que a carne é o alimento que mais dá trabalho ao nosso aparelho digestivo. Isso não quer dizer que o churrasco deva ser abolido. Deve, sim, ser ingerido junto com saladas, grãos, fibras e líquido, que facilitam a formação do bolo fecal. Outra dica importante é fazer a limpeza da região anal com ducha ou lenço umedecido, já que o local é extremamente sensível”.

E QUANDO PROCURAR UM PROCTOLOGISTA?

Sempre que tiver dificuldade de evacuar e/ou tiver sangramento. Também deve procurar um especialista, indivíduos com 50 anos de idade ou mais – independentemente de ter ou não hemorróidas – para diagnóstico precoce de outro mal, o câncer de intestino, um dos mais freqüentes na população brasileira. Quem tem histórico familiar também deve passar em consulta. “Detectado precocemente, o câncer de intestino é totalmente prevenível e curável”.